segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Energias alternativas

As Energias Alternativas são aquelas surgidas como soluções para diminuir o impacto ambiental, e para contornar o uso de matéria prima que normalmente é não renovável no caso da energia convencional, como o carvão e petróleo por exemplo.Entre elas:

-Energia Solar-> A Energia Solar é a fonte de energia para a fotossíntese . Provê o calor necessário para plantas e animais sobreviverem.Embora a Energia Solar seja a maior fonte de energia recebida pela Terra, sua intensidade na superfície da Terra é na verdade muito baixa devido à grande distância entre a Terra e o Sol e ao fato de que a atmosfera da Terra absorve e difunde parte da radiação . Até mesmo em um dia claro a energia que alcança a superfície da Terra é de apenas 70% do seu valor nominal.Sua intensidade varia de acordo com a região do planeta, condição do tempo, e horário do dia.

-Energia Eólica->A eletricidade é produzida de uma forma bastante simples. Sopros de vento nas lâminas ou propussores de um moinho de vento o fazem girar assim como a água faz girar uma turbina. Estes são conectados a geradores, e os geradores produzem eletricidade.

-Bioenergia->Bioenergia é a energia gerada apartir de material vegetal (biomassa). Podemos pensar então em:
-biomassa arborícola; -sobra de madeira da indústria (serragem por exemplo); -vegetais e frutas; -resíduos agrículas, como o bagaço da cana; -certos tipos de esgotos industriais e residenciais;-Lixo de natureza biológica.

A Biomassa pode ser transformada em energia através de combustão, gaseificação, fermentação, ou produção de substâncias líquidas.

-Fusão Nuclear->Nos reatores de fissão, os átomos de urânio são despedaçados, liberando grandes quantidades de energia - é a temível radioatividade. A fusão de hidrogênio, ou de suas variantes deutério e trítio,produz calor e pouquíssima radioatividade.

-Gás Hidrogênio->A NASA usas o Hidrogênio a anos no seu programa espacial. O Hidrogênio é o combustível principal dos foquetes que levam o ônibus espacial até a órbita. Baterias de hidrgênio, também chamadas de células de combustível alimentam o sistema elétrico da espaçonave. O unico produto dessa bateria é agua pura, que é aproveitada pela tripulação como bebida.

-Energia das ondas->São surpreendentes as especulações sobre o aproveitamento energético do movimento das ondas: em teoria, se fosse possível equipar os litorais do planeta com conversores energéticos, as centrais elétricas existentes poderiam ser desativadas.

-Energia térmica das marés->Os oceanos cobrem em torne de 70% da superfície da terra. Isso os torna os maiores coletores e armazenadores de energia solar do planeta. Num dia qualquer, 60 Milhões de Km2 de mar tropical absorve radiação solar igual em energia a 250 bilhões de barris de petróleo. Se um décimo dessa energia pudesse ser convertida em elergia elétrica, Daria para suprir toda a necessidade energética do mundo atual.

-Energia das marés->O problema está em como aproveitar essas inesgotáveis reservas. É um desafio à altura do prêmio, algo comparável ao aproveitamento das fabulosas possibilidades da fusão nuclear. Apesar das experiências que se sucederam desde os anos 60, não se desenvolveu ainda uma tecnologia eficaz para a exploração comercial em grande escala desses tesouros marinhos, como aconteceu com as usinas hidrelétricas, alimentadas pelas águas represadas dos rios, que fornecem atualmente 10 por cento da eletricidade consumida no - mundo (no Brasil, 94 por cento).

-Energia dos óleos vegetais->O uso de óleos vegetais como combustível já é conhecido de longa data. Além de limpo e não agredir o meio ambiente é mais econômico. Vários institutos e universidades brasileiras tem pesquisado essa tecnologia para a produção de biodiesel, como é conhecido, trabalhando com o óleo de diversas oleaginosas produzidas no Brasil. E já existe a preocupação com a criação de normas e padrões técnicos para a produção e venda em escala comercial, como já é feito na Europa, principalmente na Alemanha e França e também nos Estados Unidos.

-Energia Hidráulica->A energia hidráulica pode ser considerada alternativa em relação aos combustíveis fósseis, porem no Brasil ela é utilizada rotineiramente.Nas usinas hidrelétricas, a pressão das águas movimentam turbinas que estão ligadas aos geradores de corrente elétrica. Na maioria das vezes são construídas barragens, que servem para represar os rios. Com muita pressão, a água acumulada é liberada, e as turbinas giram.

-Energia Geotérmica->Graças à diferença de temperatura das águas profundas e águas que ficam na superfície, a água marinha pode ser usada para fazer um armazenamento de energia solar, e geradora de energia elétrica.Em usinas que fazem esse “sistema”, a diferença de temperatura faz um movimento em tubos circulares. Isso ocorre em lugares fechados, conectados a turbinas que estão ligadas em geradores, produzindo energia elétrica.

Nenhum comentário: