segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Energias convencionais

As Energias Convencionais são aquelas mais conhecidas e utilizadas atualmente, que surgiram quando não havia a preocupação com o meio ambiente, e nem tecnologia para coletar energia de fontes alternativas. Entre elas:

-Energia Hidroelétrica->Tudo começa na Usina Hidrelétrica. Como no Brasil temos um grande número de rios com quedas d´água esta é a opção mais prática, econômica e segura para a geração de eletricidade. As partes mais importantes são :
As Barragens;As Comportas e o Vertedouro;A Casa de Máquinas;

-Energia do peltróleo->As características físicas e químicas do óleo cru, juntamente com a localização e a extensão das jazidas, são os principais fatores na determinação de seu valor como matéria-prima. O petróleo jaz oculto no fundo da terra, e nenhuma de suas propriedades físicas ou químicas permite detectá-lo com certeza da superfície. Técnicas geológicas, geofísicas e geoquímicas desenvolvidas para a exploração não fornecem prognósticos precisos sobre a existência de petróleo em determinada área e, quando muito, dão uma indicação de boas possibilidades de encontrá-lo.

-Energia do carvão-> Carvão é um material sólido, poroso, de fácil combustão e capaz de gerar grandes quantidades de calor. Pode ser produzido por processo artificial, pela queima de madeira, como o carvão vegetal; ou originar-se de um longo processo natural, denominado encarbonização, pelo qual substâncias orgânicas, sobretudo vegetais, são submetidas à ação da temperatura terrestre durante cerca de 300 milhões de anos e transformam-se em carvão mineral.
-Fissão->A energia nuclear provém da fissãonuclear do urânio, do plutônio ou do tórioou da fusão nuclear do hidrogênio.Atualmente utiliza-se quase somente ourânio. O fator básico é que da fissão deum átomo de urânio são produzidos 10milhões de vezes a energia produzidapela combustão de um átomo decarbono do carvão ou do petróleo.Como se vê a energia nuclear é umaforma de energia bastante concentrada.

Nenhum comentário: