sábado, 26 de maio de 2007

Em um contexto Ambiental

A Terra deve ser vista como um sistema gigantesco, como um conjunto de componentes interligados por fluxos de matéria e energia, funcionando como um só. Assim sendo, é necessário que se considere o planeta como uma “imensa máquina integrada”, movida a energia, trabalhando subdividida em incontáveis máquinas menores, que operam dentro da estrutura geral da grande máquina terrestre
A energia que mantém os processos físicos, químicos e biológicos na Terra provém da gravidade, do núcleo do planeta e do seu próprio movimento. Contudo, em uma escala muito superior, provém do Sol, ou seja, da radiação solar(uma das melhores fontes de energia). É esta energia que dá origem às formas de relevo, aos climas e à vida. Sem a radiação solar, a Terra ficaria morta, escura e quase imudável. A energia solar alcança a superfície via atmosfera, distribui-se de modo variado e desigual pelo planeta, cumpre sua função e depois retorna, modificada, ao espaço. Os oceanos tem importante papel nesse sistema, eles atuam no controle dos fluxos de energia no planeta. A única coisa que diferencia um oceano do outro é são as diferenças de temperatura e salinidade, as águas oceânicas não são tão móveis quanto a atmosfera.

Os oceanos atuam como agente de dispersão e diluição, podendo ser considerado como volante gigantesco da Terra, dando estabilidade ao sistema mundial. Estes armazenam vastas quantidades de radiação solar, mas só ganham e liberam calor lentamente. Seu papel também é fundamental para o funcionamento dos ciclos globais do carbono e do oxigênio, com a ação do fitoplâncton, liberando oxigênio para o planeta, graças ao processo de fotossíntese. Plantas marinhas, principalmente algas.

Como podemos notar ao longo de toda a história do nossa planeta, o desenvolvimento de todo o planeta gira em torno da energia que a move, mas, de que adianta ter energias que danificam o ambiente e consequentemente não prolongarão a vida, mas sim, a destruirá. Por isso a necessidade de fazer as trocas energéticas.

No site a seguir vocês encontraram: pesquisas sobre energia solar, seus benefícios, como atuam, enfim, tudo aquilo que precisamos para mostrar sua eficiência diante a proliferação de uma melhor qualidade de vida na terra, nesse sistema que nos rodeia.



Obs: espere carregar e por favor leia tudo o que nele esta escrito.


By: Augusto

Nenhum comentário: