quarta-feira, 16 de maio de 2007

Fontes Alternativas Necessárias

"Tanto os combustíveis fósseis, não-renováveis, como os renováveis têm como origem o sol. Este é base da origem dos seres vivos, vegetais e animais e que, em processo que dura centenas de milhões de anos, formam os combustíveis fósseis(...)” (VASCONCELLOS & VIDAL, 1998 )
Todos os seres humanos e suas vidas giram em torno das energias que foram e são proporcionadas a eles. O desenvolvimento de uma sociedade prospera e bem formada é em grande parte proporcionada pelas fontes de energia e suas utilizações. Temos um problema, as fontes mais usadas são também causadoras de terríveis degradações ambientais e fazendo acabar com recursos naturais que não poderão ser repostos a natureza, pelo menos, não em um período curto, já que os mesmos demoraram milhares de anos para se formar.

Muitos estudiosos de vários os tempos fizeram pesquisas e análises de diversos os tipos que justificavam os seus preceitos, sobre a eminente degradação social e ambiental que acarretaria em sérios problemas, assim como os observados hoje em dia, como: Efeito Estufa(Acumulo de gases poluentes na atmosfera que impedem o retorno do calor), além de Aquecimento global(proveniente de vários outros problemas) entre outros males decorrentes dessa degradação excessiva. Por tanto, como melhores medidas a serem tomadas em função de uma melhor qualidade de vida e nem por isso pouco desenvolvida, existem outras formas de energia que são infinitas(infindáveis) , que não poluem muito o planeta e com um grande potencial, como é o caso da energia solar e eólica.

A energia eólica tem princípios na utilização da força dos ventos para promover outras formas de energia, como: mecânica, elétrica, entre outras. Para uma melhor captação dessa força foram desenvolvidas máquinas(movidas pela força do vento) que fazem essa troca de formas de energia e a direcionam para os diversos meios onde necessitem da sua utilização. Muitos cientistas, estudiosos entre outros desenvolveram ao longo de anos vários aperfeiçoamentos dessas máquinas, criando até coisas novas, de melhores qualidades e aproveitamentos. Foi o caso de Poul La Cour, Charles F. Brush e vários outros.

Existe também outra energia que não degrada tanto o meio ambiente e é infindável, a energia solar. Está energia provém da captação e transformação da energia luminosa que incide nos blocos solares transformando esta em energia em outras, com isso podendo ser direcionada para outros campos de utilização. Baseado também nos ensinamentos do inimaginável, Isaac Newton, que com suas leis provaram possível a utilização dessa forma de energia.


By: Augusto

Nenhum comentário: