quarta-feira, 16 de maio de 2007

Fontes renováveis e não renováveis de energia.

Fontes renováveis:
As fontes de energia renováveis são aquelas inesgotáveis ou aquelas que podem ser repostas a curto prazo, seja por intervenção do homem ou não. A importância de tais fontes só cresce nos ultimos tempos e representam grande parte da produção de energia no mundo.
O texto abaixo, retirado do site http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/Sustainability/ClimaticChange/FontesEnergia.htm fala resumidamente sobre os tipos de energia renováveis:

"Hídrica: é obtida a partir do curso de água e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda de água.
Eólica: Porvém do vento. Tem sido aproveitada desde a antiguidade para navegar ou para fazer funcionar os moinhos. É uma das grandes apostas para a expansão da produção de energia elétrica.
Solar: provém da luz do sol. Que depois de captada pode ser transformada em energia elétrica ou térmica.
Geotérmica: provém do aproveitamento do calor do interior da terra, permitindo gerar eletrcidade e calor.
Marés: é obtida através do movimento de subida e descida do nível da água do mar.
Ondas: consiste no movimento ondulatório das massas de água, por efeito do vento. Pode aporveitar-se para a produção de energia elétrica.
Biomassa: trata-se do aproveitamento energético da floresta e dos seus resíduos, bem como os resíduos da agropecuária, da indústria alimentar ou dos resultados do tratamento de efluentes domésticos e industriais. A partir da biomassa pode produzir-se biogás e biodiesel."

Fontes não renováveis:
A atual procura de energia é fundamentalmente baseada nas fontes de energia não renováveis, porém, apesar de terem tecnologia avançada produzem um grande impacto ambiental. O que importa é a substituição de tais fontes de energia pelas renováveis e "limpas".
O texto abaixo, retirado do site http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/Sustainability/ClimaticChange/FontesEnergia.htm fala resumidamente sobre os tipos de energia não renováveis:

"Carvão: é um combustível fossíl extraído de explorações minerais e foi o primeiro a ser utilizado em larga escala, é o que se estima ter maiores reservas (200 anos) e o que acarreta mais impactos ambientais., em termos de poluição e alterações climáticas.
Petróleo: contituído por uma mistura de compostos orgânicos, é sobretudo utilizado nos transportes. É umas das maiores fontes de poluição atmosférica e motivo de disputas econômicas e de conflitos armados. Estima-se que suas reservas se esgotem nos próximos 40 anos.
Gás Natural: embora menos poluente que o carvão e o petróleo, também contribui para as alterações climáticas. É utilizado como combustível, tanto nas indústrias como em nossas casas. Prevê-se que as suas reservas se esgotem nos próximos 60 anos.
Urânio: é um elemento químico existente na Terra, constituíndo a base do combustível nuclear utilizado na indústria de defesa e civil. Tem um poder calorífico muito superior a qualquer outr fonte de energia fóssil."

By: Giullia

Nenhum comentário: