quarta-feira, 16 de maio de 2007

Fontes alternativas de energia

Além das fontes tradicionais de energia( eólica, solar, hidrelétrica e nuclear) existem outras como as energias: a das marés e a geotérmica.




A energia das marés é obtida de modo semelhante ao da energia hidrelétrica.Constrói-se uma barragem, formando-se um reservatório junto ao mar. Quando a maré é alta, a água enche o reservatório, passando através da turbina e produzindo energia elétrica, e na maré baixa o reservatório é esvaziado e água que sai do reservatório, passa novamente através da turbina, em sentido contrário, produzindo energia elétrica.A topografia do litoral brasileiro inviabiliza economicamente a construção de reservatórios.




Energia geotérmica é a energia produzida de rochas derretidas no subsolo (magma) que aquecem a água no subsolo. As usinas elétricas aproveitam esta energia para produzir água quente e vapor. O vapor aciona as turbinas que geram quase 3 000 000 joules de energia elétrica por segundo e a água quente percorre tubulações até chegar às casas.
Nos Estados Unidos da América há usinas deste tipo na Califórnia e em Nevada. Em El Salvador, 30% da energia elétrica consumida provém da energia geotérmica.




obs : este trecho foi retirado de um site científico, resumido e disponibilizado neste blog


By:Manu

Nenhum comentário: