terça-feira, 15 de maio de 2007

Alternativas Ambientais Necessárias

A energia sempre foi um fator essencial para a evolução e desenvolvimento da humanidade. Tanto que a preocupação para a obtenção de fontes energéticas tem sido constante. Ao longo de sua história, o ser humano passou por diversos períodos, nos quais dominaram matrizes energéticas diferentes, como a biomassa (lenha), o carvão e o petróleo. Hoje, são buscadas novas alternativas, estimuladas, sobretudo, em virtude da crise energética e do prejuízo ambiental causado pela queima de combustíveis fósseis. O iminente colapso energético, oriundo do rápido crescimento da economia mundial, nas últimas décadas, principalmente nos anos 1990, e da falta de gerenciamento, tem intensificado a procura por fontes alternativas de energia, como a eólica e a solar. Estas fontes são consideradas permanentes, ou seja, sem risco de serem findáveis, e bem menos poluentes, comparadas aos combustíveis fósseis, que ainda são a base da matriz energética atual.
Com relação aos impactos ambientais, é necessário destacar o aumento de CO2(Gás Carbônico, Anidrido Carbônico ou Dióxido de Carbono), NOx(Número de Oxidação, que indica o número de elétrons que um átomo ou íon ganha ou perde para adquirir estabilidade química) e outros poluentes na atmosfera, principalmente através da queima de petróleo e carvão. Além disto, os estudos geológicos constataram que os enormes depósitos destes combustíveis estão terminando. Portanto, foi preciso pensar em alguma alternativa que pudesse ser implementada o mais rápido possível e com o menor custo ambiental. Neste particular, a energia solar direta e, em especial, a eólica se enquadram.
No que se refere, especificamente, a energia eólica, cabe ressaltar que pode ser implementada em praticamente todo o planeta, sendo de relativa facilidade de implantação, dependendo, é claro, do potencial de ventos, incidência solar da região e outras características do espaço geográfico. Esta fonte, assim, pode atender tanto a países desenvolvidos quanto a nações pobres.
O estudo da dinâmica da circulação atmosférica é um ponto-chave para a implementação da energia eólica.
OBS: Pesquisa científica comprovada e atrelada à tese que o grupo combaterá, "As Melhores Fontes Energéticas"
By: Augusto.

Nenhum comentário: